terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

caos controlado 2 o retorno do que nunca exatamente foi

E lá vou eu tentando fazer mais um blog... mas porque fazer um blog? será que alguém vai gastar uma fração de seu tempo para ler o que estará escrito aqui? será que consegurei atualizar com uma frequência que não deixe meus futuros milhões de leitores roendo as unhas à espera do próximo post? conseguirei elevar a literatura brasileira a um novo patamar, influenciando toda uma nova geração de escritores-filósofos-poetas?
Indagações, pretensões e brincadeiras à parte, a razão pela qual estou criando mais um blog é pela necessidade de escrever. Minha mente é uma usina de idéias, algumas boas, outras nem tanto, muitas execráveis. A necessidade por uma válvula de escape para essas idéias (as que prestam e as que não prestam)é muito grande e um blog cumpre bem esse papel.
E aí veio a maior dificuldade: achar um nome pra esse blog. Na hora de criar um, a tal "usina de idéias", que não é nem um pouco infalível, tal como Chernobyl, entrou em colapso. não queria ter que repetir o nome do blog anterior, que também se chamava caos controlado. apesar de gostar do nome, sempre tive a impressão que ele parecia indicar que aquele era um blog de um físico, um cientista, ou algo do tipo.
Dessa vez queria um nome que fosse mais fácil, menos rebuscado e tal. pensei logo num óbvio "blog do zeca". descartei em seguida pela razão de ser - repito- óbvio demais, já devendo até existir um por aí. Me sugeriram "coco rachado", mas descartei imediatamente pela pronúncia do mesmo, que, dito por alguém com um mente poluída e mal-intencionada, pode ficar " co cú rachado"...
De repente colocariam uma censura de 18 anos pra esse blog, pois, com um título desses, iriam achar que o conteúdo era outra coisa...
obviamente, "coco rachado"não é um bom nome.
Pensei em "budega", mas lembrei que um amigo já tem um blog com esse nome. Se for pra plagiar, prefiro plagiar a mim mesmo, pois assim evito o risco de um processo judicial por direitos autorais...
E assim, pressionado pela falta de criatividade e pelos nomes esdrúxulos, cheguei à original solução de que deveria realmente me auto-plagiar a mim mesmo, batizando esse blog de...
caos controlado.
Não tem jeito, esse nome expresa tudo o que eu quero que esse blog venha a ser. além do mais, percebi que expressa também a minha própria personalidade: quem me conhece diz que eu sou um cara extremamente calmo, ponderado, equilibrado, a discrição em pessoa, mas esterótipos e reducionismos são perigosos, pois me considero tão caótico quanto qualquer ser humano. O que faço é apenas tentar controlar esse caos em prol de minha sanidade e da boa convivência com as pessoas.
Caos controlado.
E, finalmente, pesquisando velhos disquetes encontrados em uma longa expedição arqueológica em uma gaveta, achei o esboço do que veio a ser o primeiro post do antigo caos controlado. já que mantive o nome e a idéia, nada mais justo que copiá-lo aqui:
Pois bem: pra começar, vai uma decrição desse espaço e a explicação para a contradição do nome: aqui serão postadas, na medida do possível, mensagens com diversos tipos de assunto, dependendo do que estiver pairando na minha mente insana no dia, na semana ou no mês.Música, Cinema, Política,universos paralelos, culinária,fórmulas matemáticas,física quântica,minhas dissertações de mestrado e teses de doutorado, bobagens, etc.etc. ou seja, um caos de diversos assuntos e vertentes, mas com o devido controle e ponderação pra bagunça não ficar tão grande assim, pois como diria um sábio, "tudo demais é muito."
Caos controlado, portanto.
Espero que esse blog seja bem frequentado e comentado, ou ao menos que seja frequenado, pois, sem isso, ele perde metade de sua razão de existir.
Um abraço a quem estiver lendo e até o próximo post.

2 comentários:

Anônimo disse...

Grandee Eliezeca, tenho a honra de iniciar o seu mais novo blog plagiado de si mesmo.
Não poderias ter se acanhado com a possível adoção do nome "Budega" como você mesmo se excluiu de adotar...afinal de contas, um blog serve pra expressar idéias diversas e nada mais diverso que uma budega eheh
mas enfim...espero que tanto vc quanto eu possamos ter sucesso com nossas exteriorizações literárias digitais internéticas!!!
Abração meu amigo!!

Eliezer Neto disse...

valeu pelo comentário! inclusive, pra facilitar o sucesso de nossas "exteriorizações literárias digitais internéticas (gostei do termo)"tô disponibilizando o link do teu blog por aqui.
valew